quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Espinhos da Paineira

Na minha primeira escola
Havia uma paineira-rosa
Eu era muito pequena
Mas já muito observava...
Aquele duro tronco de espinhos
Que no céu terminava
em copa de vários matizes de rosa...
Eu ficava imaginando
o porquê de tantos dos espinhos...
Na primavera, depois da floração
As flores explodiam em frutos como algodão
Vinham os periquitos e as maritacas
Misturavam se as róseas flores
E ao branco algodão
Como crianças tagarelas...
Em intensa, mas suave algazarra...
As maritacas espalhavam as painas
Brancas como algodão
Pelo azul intenso do céu da minha escola
Como nevasca tropical
Debaixo de muito sol...
Eu ali pequenina
Não conseguia entender
Porque um céu cor de rosa
Com neves de algodão
Tinha duras cascas
e espinhos de montão...

(By Regina Jardim)

Nenhum comentário: